Cobertura, Discipulado, Paternidade & Mentoreamento


A cada dia que passa, temos ouvido falar muito nessas 4 palavras:

Cobertura, Discipulado, Paternidade e Mentoreamento;

Muitas pessoas estão nelas (respiram e vivem isso), outras já estiveram e de alguma forma hoje encontram-se longe, por causa dos diferentes problemas que deparamos em meio a caminhada. De uma forma simples e em poucas palavras, quero apontar aqui algumas questões que tenho refletido e orado nesse dias. O que engessa tudo isso, ou seja, o que faz-nos ficar imobilizado a esse ensino das Escrituras é a falta de andar com clareza e responsabilidade, de cada uma das partes, e de sempre estar olhando para a Palavra de Deus como a maior referência.


Cobertura

Antes de ser ou dar Cobertura para qualquer pessoa, você tem que verificar o tamanho do seu guarda-chuva, ou da sua laje (elemento estrutural de uma edificação), para que você não acabe por ofender outras pessoas, e nem traga para si males por ter comprometido-se a pastorear líderes, e não dar a devida atenção. É muito comum o esquecimento de pessoas, o crescimento de mágoas, rompimentos desnecessários. E isso porque as partes não entenderam o seu chamado.

"Porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo;" (Atos 11:24,25)


Discipulado

Não chame ninguém para ser seu discípulo se você não tem no seu coração a voluntariedade de dar a sua vida por ele. Jesus deu a Sua vida. É claro que não fomos chamados para mutilarmo-nos ou darmos o que não podemos, mas Jesus sendo a Referência no discipulado gastou seus dias com os seus discípulos.

"Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Matheus 28:20)


Paternidade

Antes de ser Pai seja filho e abra-se a prestar conta disso. Não fomos chamados a formar filhos somente com palavras. Os filhos necessitam da cobertura dos pais, de alinhamento e direção para as suas vidas. Hoje vemos grande quantidade de pessoas que fazem-se pais, mas nos momentos que os filhos precisam de proteção e direção, onde eles estão? Uma das coisas que Deus vomita da sua boca é não sermos nem quente e nem frio! Então não seja Pai de ninguém se você não tem espaço no seu coração de ser um valente pai, que luta e leva seu filho ao coração de Deus.

"Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões;" (Filemon 1:10)


Mentoreamento

O mentor leva seu discípulo à uma direção. Mentorear é um trabalho árduo de dia a dia, de rosto no chão, de intercessão, para que o mentoreado seja levado na direção correta. Não faz-se mentoreamento do dia para noite, e sem um profundo relacionamento de ambas as partes. Jesus mentoreou seus filhos espirituais com excelência.

"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?" (Lucas 14:28)
"Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos." (1 João 3:16)

Entendimento

Quando Abraão subiu ao monte ele sabia qual era a sua parte, e da mesma maneira, nos seus 30 e poucos anos, Isaac sabia também a sua parte. As partes bem ajustadas e devidamente praticadas de cada lado do propósito naquele momento, conseguiu tocar os céus e juntos chegaram onde o Pai desejou. Isaac poderia ter dito não ao seu pai, dizer que não queria virar "churrasco", mas o seu entendimento e obediência fizeram toda a diferença. Já Abraão foi o respaldo, e certamente não deixou seu filho em nenhum milésimo de segundo sozinho, enquanto davam passos em direção ao monte. Quando cada lado é vivido, vem sobre a terra o propósito de Deus, o qual pode ser praticado de muitas maneiras e em muitos relacionamentos. Isso será avivamento em uma terra desgastada, necessitada de chuvas como no deserto.

Sintonia. Viver juntos o Propósito É necessário haver uma sintonia muito afinada entre as partes, e quando existe isso, muitos relacionamentos chegam com êxito e excelência ao propósito do Pai. Só tem-se essa sintonia em primeiro lugar com convicção, e depois com fidelidade, amor, obediência. Tudo isso no dia a dia vai gerar confiança e integridade em tudo o que será vivido. Não abra mão de viver nos seus dias de relacionamentos com excelência, estes trarão paz sobre tua alma e proteção, pois se não for assim, os castelos que construímos serão edificados em um monte de areia, o vento vem e derruba com facilidade.

No amor de Jesus, nosso Senhor e Salvador.

Caminhar junto é uma opção e decisão!


205 visualizações
adora-ball-fireBWHITE.png

MENU

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
© 2020 ADORA