A mentalidade de Caim




A síndrome do coitado, o vitimizado pela limitação, traição e falta de conhecimento da verdade!

Olhando para Caim e sua trajetória, a segunda geração pós queda, percebo uma configuração já firmada no seu comportamento, e que sobrepujava a sua vida. Fico impressionado quando observo a maneira de Caim agir, e percebo o quanto o seu DNA(ADN) estava corrompido, pouco tempo depois do Éden, quando Adão e Eva agiram totalmente fora da direção e condução do que Deus havia ministrado e alinhado sobre suas vidas. Penso que em nossos dias, estamos sendo desafiados a ser o que em Jesus podemos edificar, ou construirmos á nossa maneira, conforme o nosso desejo. Esse dois modos são contrários, com sentidos muito opostos! Caim recebeu em sua vida a corrupção, e isso trouxe sobre ele uma deformação no seu carácter, intelecto, emoções, pensamentos, em todo a sua formação como pessoa! Veja que em cima daquilo que somos e praticamos é que construímos a nossa vida. Oh meu Deus! Essa formação, que podemos até chamar de educação, cresceu dentro de Caim! E em Gênesis, notamos o quanto esse homem teve problemas no seu coração! Que situação!

Escrevo isso com muito pesar! O que dói é ver que Caim recebeu muitas informações corrompidas, desenvolvidas com o passar do tempo! Certo dia, eu estava conversando com meu filho mais novo, Nathan. Ele tinha por volta de cinco anos de idade. Queria bater nos irmãos! Eu percebi que era uma reação de defesa, sendo o mais novo de três irmãos mais velhos. Então, eu e Fernanda iniciamos a ministrar a vida dele em relação a isso. O que me chamou atenção foi que nós não ensinamos ele a fazer essas coisas, e pouco ele via isso entre os irmãos. Logo surgiu a pergunta "como ele aprendeu isso, ou quem ele está imitando"? A verdade é que isso já estava impresso no DNA(ADN) dele, proveniente do que Adão viveu em seus dias. E hoje, olhando para um contexto geral, todos precisam de regeneração. Veja!


“Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.” (Salmos 51:5,6)

Davi

Nesse Salmos, Davi exprimiu a forma como somos gerados, e o quanto precisamos tomar posse da restauração que está disponível para nós, pois tudo começa dentro do coração, em nosso interior! Esse versículo relata a confissão de um homem e o conserto que ele necessitou fazer em sua vida, após uma traição, não apenas contra esposa, mas a todos que estavam ao seu lado.


Caim

Abel não tinha feito absolutamente nada para ele, mas ele ficou ofendido de tal maneira, que premeditou algo em seu coração, e depois consumou! Uauuu … O quanto isso tem ferido a nossa geração! O que? A maneira que caminhamos com as expectativas, esperando recompensas e empreendendo força para ser aceito! Veja!


“Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.” (Gênesis 5:1-3)

Olhando esse versículo, percebemos que Deus criou o homem a sua semelhança, e isso foi corrompido de tal maneira que Adão deu continuidade á sua semelhança, ele gerou filhos á sua imagem distorcida. A história de Caim, o primogênito, e dos outros filhos de Adão tiveram discordâncias em seus comportamentos, mas creio que a nossa geração está disponível para uma regeneração! 


Caim desenvolveu no seu coração:


- síndrome de coitado

- limites para entregar

- traição

- expectativas erradas

- falta de responsabilidade

- tendenciosismo


Veja!


“E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” (Gênesis 4:3-7)

Nossa geração precisa olhar com temor para Jesus, como filhos, sem esconderijos e medos, e viver uma transformação diária, desde o coração, pensamentos, até as atitudes, provando de um arrependimento tal, capaz de tocar o interior, as características, e o estilo de vida dos nossos dias. Foi para isso que Jesus se manifestou, para destruir as obras do diabo, que desde o início enganou o homem com astúcias do mal. Não engane-se!! O que o inimigo faz na nossa geração não é só aparente, ele luta diariamente para trazer toda sorte de engano ao coração do homem, para que este viva debaixo do seu ensino e formação. O tempo é de restauração! São chegados os dias de uma regeneração profunda no coração do homem, de um alinhamento á promessa que está em Jesus! Veja!


“Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar". Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: "Salvem-se desta geração corrompida!" (Atos 2:39,40)

Seja livre! #melhortempojahchegou

92 visualizações
adora-ball-fireBWHITE.png

MENU

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
© 2020 ADORA