Igreja - O Corpo de Cristo

Qual o entendimento nesses dias, sobre o que é comunhão, o que é congregar, de nós como igreja e corpo de Cristo, o que cremos, o que a palavra de Deus nos diz, o que tem sido liberado nesses dias a respeito disso, são perguntas eu creio muito importantes, mas que as respostas devem ser alinhadas e fundamentadas na palavra de Deus.
Viver de Maneira Digna
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. (1 Coríntios 11.29,30).
Se pararmos para analisar existe alguém digno? Ou tudo aquilo que podemos viver em Deus, só é possível pelo sacrifíco de Jesus.
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. (Romanos 11.36).
Tudo é graças ao sacrifício de Cristo, mas devemos ter atenção ao fato de que apesar de não sermos dignos, isso não quer dizer que não tenhamos de viver de forma digna, ou de alguma maneira tratar o evangelho de Jesus de forma banalizada, pois a morte de Jesus foi para nos dar vida, uma vida nova.
“Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.” (1 Coríntios 11.27).
O que Jesus estava ensinado no partir do pão e no beber do cálice, é que nós a igreja somos corpo de Cristo e qualquer um que tem algo contra seu irmão será culpado do corpo e do sangue do Senhor, porque a final está se levantando contra o corpo de Cristo, o que nos torna indignos é participar, beber e comer, se beneficiar da comunhão ao mesmo tempo que ferimos o corpo de Cristo.
Fracos e Doentes
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. (Salmos 133.1-3).
Muitas vezes aquilo que era para ser um lugar de benção e vida, para alguns se torna maldição e tudo isso devido a uma postura de vida, devido aquilo que se tem no coração, as amarguras e coisas mal resolvidas aprisionam e contaminam por causa da falta de discernimento da palavra de Deus, vamos lembrar de Ananias e Safira que em um lugar de comunhão onde a igreja liberava seu coração adorando ao Senhor com seus bens e finanças, provaram da morte, pois buscaram proteger sua vida aparente com mentiras, em um ambiente onde habitava a verdade.
Muitos que Dormem
Quando dormimos fisicamente, descansamos, somos renovados para um novo dia, mas a palavra de 1 Coríntios 11.30 se refere a um sono que é como uma cegueira, uma paralisia espiritual, quando o homem não enxerga a palavra de Deus, como uma verdade absoluta para sua vida, muitos dizem "o que importa é eu e Deus", ou podem pensar "eu já vou para igreja e busco ao meu Deus, não preciso me acertar com ninguém", mas quando olhamos para a bíblia, onde essas coisas estão escritas? Na verdade, vamos ver, que o que está escrito é justamente o contrário, veja:
Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. (Mateus 18.15,16).
O que a palavra nos ensina é: resolva, alinhe-se, viva de forma digna, mas muitos tem trocado os princípios da palavra de Deus, pelas indiretas das redes sociais, e não percebem que na sua vida estão indo de mal a pior, pois estão dormindo para a verdade de Deus, comem e bebem e são culpados do corpo e do sangue do Senhor.
Deus Nos Chama a Despertar
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. (Lucas 22.19).
Muito mais que um símbolo ou um ritual, ou algo que faz parte da cultura Cristã, será que o que Cristo realmente queria é que uma vez por mês nos reuníssemos para comer um pedaço de pão e beber um
cálice? O que eu creio é muito além disso, pois que momento maravilhoso é esse de estarmos juntos,
cearmos juntos, em uma mesa sem fermento velho, sem malícia, com verdadeiro amor e comunhão; O que Cristo está dizendo é: Esse é o meu corpo, eu estou me entregando por vocês, eu irei morrer por vocês, o que eu peço é: façam isso em memória de mim, ou seja, entreguem a vida de vocês por outras pessoas, amem, ensinem, lembrem do que eu estou fazendo por vocês. A maior forma de lembrar e de honrar alguém, tenha certeza que é dar continuidade ao propósito dessa pessoa, o que Cristo nos pede é: continuem o que eu iniciei, é dessa maneira que vocês irão me honrar. Deus nos chama à um evangelho real, firmado nEle e na Sua Palavra, à viver do corpo Cristo de maneira digna.
Confie no Senhor e faça o bem. (Salmos 37.3).
Estudo por: Michel Nunes.