top of page

Parte I | Tochas Acesas!



Atos 20:7-9

“No primeiro dia da semana nos reunimos com a finalidade de partir o pão, e Paulo pregou ao povo. Planejando seguir viagem no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite. Havia muitas tochas iluminando a grande sala, no piso superior, onde estávamos reunidos. Certo jovem chamado Êutico, que estava sentado numa das janelas, adormeceu profundamente durante o longo sermão de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando tentaram erguê-lo, já estava morto.”

Vemos que Paulo estava vivendo no lugar que Deus tinha chamado ele a estar. Estava ensinando, tinha vida missionária, alinhado à um propósito. Paulo sabia entrar na cidade e sair dela, ele estava no centro do coração de Deus, e sabia daquilo que tinha sido chamado. Quando Deus falou para Ananias ir ter com Paulo (na época “Saulo”), disse que estava tocando em Paulo e que ele seria um apóstolo, podemos ver isso nesse texto que lemos agora pouco.


Deus tem a mesma coisa para a sua vida, algo tão especial como na vida de Paulo. Muitas vezes o inimigo levanta-se contra nós, pois ele não gosta de pessoas alinhadas, firmes, pessoas que tem o Cristo como cabeça. Não deixe o diabo te enganar e te desviar daquilo que Deus tem para você. Há algo específico para a sua vida e a sua história! Você foi chamado! Veja essa palavra!

“...Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo.” (Efésios 4:11).

Paulo foi muito firme naquilo que Deus o chamou. De acordo com a palavra que lemos, eles estavam no dia da Páscoa, e nessa palavra, estavam bem no dia de partir o pão. E tudo inicia à partir do pão sem fermento. Olhando para as escrituras, no grego, “fermento” significa “fingimento”. Hoje, há muito fermento, que finge haver crescimento, finge que a massa está bonita, finge que algo cresce para a glória do Senhor. E naqueles dias, Paulo e os seus, estavam vivendo de um pão sem fermento, estavam vivendo intensamente aquilo que tinham sido chamados, eles proclamavam a Páscoa, partiam o pão, tinham as coisas em comum.


O diabo não quer isso em nós, ele luta, ele não quer uma comunhão sem fermento, não quer uma aliança sem fingimento, não quer que nós vivamos daquilo que realmente fomos chamados.


No texto de Atos 20:7-9, vemos Paulo, um missionário, sabendo entrar e sair de uma cidade, sabendo o que foi chamado! E nós? Não saber para o que foi chamado, é terrível, depressivo, traz angústia no coração quando não tem-se fogo do que foi chamado por Jesus, da obra de Jesus. As circunstâncias falam muito mais alto do que qualquer outra coisa, há falta de ensino que toque realmente as estruturas da nossa vida, e que sejamos servos e andemos pelo Espírito Santo.


Estamos alinhados no que Deus tem nos chamado? No que estamos vivendo? Como são nossos dias? Quando há desvios de rotas e não sabemos quem somos, a igreja e a Palavra de Deus começam a ser aos poucos, algo muito pesado e ruim, sabe porque? Por que iniciamos a ser confrontados pela Palavra de Deus e quando não entendemos, começamos a ser de alguma forma “machucados”. Há muitas pessoas machucadas, mas não por culpa de Jesus ou culpa da noiva (igreja), mas por consequências do próprio coração do ser humano.


O Senhor tem nos chamado muito mais a viver do que está no coração dEle e a intensidade daquilo que Ele deseja de nós, do que aquilo que nós queremos pela nossa própria vontade. Paulo estava vivendo a “boa, perfeita e agradável vontade de Deus.”. Ele estava vivendo o chamado de Deus para a sua vida. Quando vivemos esse chamado, o que acontece em nosso coração é amor, fogo, amor pela Palavra de Deus, amor por ganhar vidas e não pesos; consequente à isso tornamo-nos alegria para outras pessoas.


Ressalte esses pontos:

  • Paulo estava dando continuidade ao seu chamado como apóstolo.

  • Eles estavam nos dias de Páscoa e vivendo aquilo que Jesus disse.

  • Eles estavam apaixonados pelo Senhor.

  • O ensino era tão importante que Paulo fez isso de forma exaustiva.



Teremos Parte II. Fique de olho! Deus abençoe!!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
adora-ball-fireBWHITE.png

MENU

bottom of page