A Oração

04, Maio 2020

 

A oração é uma prática que, mesmo quando eu era criança e ainda sem entendimento, já fazia parte da minha vida, e creio que de muitos que agora, estão lendo esse texto. Quando iniciei a minha vida escolar, em uma escola municipal da cidade onde vivo, fazíamos fila antes de entrar na sala de aula, e juntos orávamos o “Pai Nosso”. Mais tarde, passei a estudar em uma escola confessional e aprendi a orar também antes do lanche. Conforme fui crescendo, fui aprendendo e entendendo que oração é o ato de conversar com Deus. Aprendi que não é simplesmente um monólogo, onde apenas eu falo, mas sim um diálogo, onde eu falo, Ele me ouve e fala comigo também. É através da oração e também do estudo da Palavra que posso conhecer ainda mais ao Senhor, crescer em amizade e intimidade com Ele. Hoje, já adulta, muito ainda aprendo sobre oração, e quero compartilhar uma palavra que ministrou minha vida nos últimos dias:

“Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda d’Ele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus.” (Efésios 6.18)

Para entendermos melhor o contexto desta palavra, vemos a partir do versículo 10, no capítulo 6 de Efésios, que Paulo dava suas últimas orientações à igreja. Ele incentivou os irmãos a se fortalecerem a cada dia mais em comunhão com o Senhor, recebendo força através do Seu grandioso poder. Paulo instruiu aquele povo a se vestir de toda a armadura de Deus (cinturão da verdade, couraça da justiça, calçar os pés com a preparação do evangelho da paz, escudo da fé, capacete da salvação e a espada do Espírito que é a Palavra de Deus), para que eles permanecessem firmes contra os ataques do Diabo. Enfim, no versículo 18, Paulo pediu que a igreja seguisse seus conselhos, mas acima de tudo, orando ao Senhor, pedindo e clamando por Sua ajuda, entrando em um lugar de total dependência, sendo guiados pelo Espírito.

Olhando para as nossas vidas, em nosso dia a dia, precisamos enfrentar muitas batalhas, situações difíceis, e, muitas vezes nos colocamos em um lugar de independência, pois pensamos que conseguimos resolver as coisas à nossa maneira. Dessa forma, quando vemos que não conseguimos pela nossa força, recorremos a oração, como último recurso, ou última esperança de encontrar solução para os nossos problemas.

Na verdade, o que precisamos entender é que a oração é uma arma poderosa, a qual temos livre acesso, podendo usá-la a qualquer momento em nossas vidas. Ela não é uma arma separada, mas envolve toda a armadura a qual precisamos estar revestidos. A oração precisa ser uma prática constante em nossas vidas! Em 1 Tessalonicenses 5.17 diz que devemos orar sem cessar. Quando fazemos uso dessa arma poderosa, nos colocamos em total dependência de Deus, pois entendemos que não é por nossas forças que conseguimos chegar em algum lugar, mas que tudo vem d’Ele, tudo é por Ele e para Ele.

Que nesse tempo difícil que estamos vivendo de Covid-19, possamos nos revestir de toda armadura de Deus, fazendo uso da oração como nossa arma em todo o tempo, cobrindo nossas casas e famílias, intercedendo pelos que estão enfermos e pelos que estão passando por necessidades. Que se levante um exército de filhos que oram e intercedem constantemente por essa geração!

Por Juliana Fernandes Nunes.

© 2020 Unindo Gerações,

todos os direitos reservados

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon